segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Investimentos feitos para realização dos Jogos Olimpicos X Dinheiro necessário para resolver o problemas Sociais na África



Segundo Deutsch Welle1, em Fevereiro de 2001, cinco meses antes do Comitê Olímpico escolher a China para sediar os jogos Olímpicos, era previsto que os investimentos para a realização dos Jogos Olímpicos em Beijing, China, , inicialmente seria de 2 Bilhões de Dólares, porém este valor extrapolou o planejamento inicial. O site “Coletivo”2 aponta que os gastos ultrapassam a casa de 42 bilhões de Dólares, tanto em estrutura quanto para organização. Somente para a construção do estádio, “ninho de Pássaro”, assim chamado pelo seu formato arquitetônico formado de uma estrutura de metal que aparenta um ninho, e que demorou mais de três anos para ser construído, foi investido mais de 500 Milhões de Dólares. Alguns outros números que podemos citar: 250 é o número de países que se prevêem estar representados; 10.500 poderá ser o número de atletas; 100 mil é o número de voluntários para apoio aos jogos. Se formos acrescer os valores que foram gastos pelos mais de 450 Mil de pessoas que foram à China para assistir os Jogos Olímpicos 9, teremos um valor que possa chegar a 48 bilhões de Dólares.

Nos últimos jogos Olímpicos, realizados em Atenas, o gasto para estrutura e organização foi de 16 Bilhões.

Apesar de tanto investimento para com o fim de se mostrar como uma super-poetência mundial, conforme o site “Fórum Olímpico de Portugal” 3, a China sofre com alguns problemas que atingem a sua população. Um deles é o alto índice de poluição do ar na cidade de Beijing, o que prejudica a qualidade de vida de seus habitantes. Tem sofrido também com problemas de desemprego, tendo em vista o avanço tecnológico. Outro problema é o relacionado aos direitos humanos, problema do qual a igreja tem sido vítima, uma vez que sofre por não poder professar livremente a sua fé em Jesus pelas limitações impostas pelo Governo Chinês. Grave problema também é a pobreza de mais de 135 milhões de chineses, que, como informado pelo jornal BBC Brasil 8, vivem com menos de US$1,25 por dia.

Esses dados não seriam de surpreender se não presenciássemos tantas fatalidades acontecendo nos dias atuais em diversos países do mundo, e a escassez que muitos cidadãos do mundo tem enfrentado diariamente. “Eis o que nos dizem as estatísticas:
- Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.
- 11 mil crianças morrem de fome a cada dia.
- Um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.
- 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável.
- 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso.
- Uma pessoa a cada sete padece fome no mundo.”4


Segundo afirmou o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan 5, atualmente mais de 200 milhões de pessoas passam fome na África, e desse número um total de 33 milhões de crianças menores de 5 anos de idade estão desnutridas. No mês de outubro de 2007 a ONU publicou a informação de que um total de 24 mil pessoas morrem por dia por não terem o que comer 6.

Algo importante e que deve ser considerado é que a África tem tido um gasto exorbitante com a guerra e conflitos internos. Um estudo publicado pelas organizações IANSA, Oxfam e saferworld, aponta que por ano a África perde 18 milhões nos mais diversos conflitos vividos nos países africanos (7). Totalizando, 23 países africanos contribuíram para a perda de 284 bilhões de dólares desde 1990, dinheiro suficiente para resolver problemas associados à AIDS, e cobrir necessidades relativas à educação, água potável e saneamento básico, ou prevenir a tuberculose e a malaria 7.

Fazendo um comparativo dos gastos que a China teve em relação as Olimpíadas (42 bilhões de dólares) com o dinheiro que é necessário para contribuir com a resolução de problemas sociais na África (284 bilhões de dólares), notamos que o valor investido nas Olimpíadas corresponde à aproximadamente 17% do valor necessário para resolução dos problemas de tamanha gravidade na África. Obviamente que o valor não seria suficiente para resolver um problema de tamanha grandeza e que já é crônico em nosso mundo, mas muito do que ali foi gasto poderia ser investido em problemas que a própria população chinesa tem enfrentando, tal como é a pobreza.

Ficam algumas perguntas: Diante de tantas necessidades presenciadas no mundo, necessidades presenciadas na própria China, valeria a pena tamanho Gasto em algo que não acrescenta nada à vida dos habitantes do mundo, exceto uma medalha no peito de alguns??? Como nós, Igreja de Jesus reunida na face desta terra podemos contribuir para mudar situações como as que vemos neste mundo? O que temos feito pela mudança de fatores sociais tão sérios?

Fonte: 1 http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,3530621,00.html

2 http://www.jornalcoletivo.com.br/?idpaginas=15&idmaterias=353634

3 http://www.forumolimpico.org/?q=node/476

4 http://gilmara-carvalho.blogspot.com/2007/08/resolver-o-problema-da-fome-no-depende.html

5 http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/6361.html

6 http://sol.sapo.pt/blogs/unroyal/archive/2007/10/12/24-mil-morrem-_E000_-fome_2C00_-_C100_frica-esbanja-215-mil-milh_F500_es-com-guerras.aspx

7 http://sol.sapo.pt/blogs/bluewater68/archive/2007/10/12/_C100_frica_2C00_-Guerras-e-Ajuda-Internacional-ou-_1820_Como-Perder-284-Bili_F500_es-de-D_F300_lares_1920_.aspx

8http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/08/080804_olimpiadas_custo_dg.shtml

9 http://www.olimpiadas.etc.br/china-garante-capacidade-para-acomodar-turistas-durante-jogos-olimpicos.html

Nenhum comentário: