terça-feira, 27 de outubro de 2009

Jesus, o "cuscuz" da vida! (Informativo 2)

"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede". (João 6:35)
Estimados irmãos,
Graça e paz!
Algo de impressionante nos ensinos de Jesus era que ele procurava fazê-lo sempre de forma a seur ouvintes compreenderem a mensagem por ele ensinada, adaptando ao estilo de vida das pessoas. Apesar de adaptar, ele nunca deixou de expressar a verdade e combater a vida pecaminosa do pobo. Algo que também chama a atenção é que Ele sempre procurou superar as inquietações que as pessoas tinham.
Foi exatamente o que aconteceu na passagem mencionada, onde Jesus declara ser "o pão da vida", o único capaz de satisfazer as maiores e mais básicas necessidades do ser humano. Ao falar isso, rebateu ao entendimento da multidão, que buscava um sinal, tal como o que fora visto num passado remoto, em que o povo provou do maná no deserto.
Tomadas as devidas proporções, vemos que Jesus sempre procurou durante seu ministério, transmitir as verdades do evangelho de forma compreensível.Deparei-me com esta situação aqui no nordeste. Num momento de discipulado, estavamos Pra. Marta e eu na casa de um rapaz transmitindo a lição sobre quem é Jesus. Num dos momentos do discipulado, chegamos ao versículo acima mencionado. No momento em que eu estava explicando ao rapaz este versículo, a Pra. Marta interviu e falou que, em outras palavras, Jesus queria dizer que era "cuscuz" da vida. A realidade do sertanejo é diferente da que estamos acostumados nas grandes metrópolis, e por isso, todo ensino das escrituras deve acontecer tendo em mente aquilo que o Senhor Jesus deixou como exemplo a todos nós: expor as verdades de forma que o povo que as ouça, compreenda aquilo que estamos transmitindo e apliquem em seu dia-a-dia.
Estou hoje numa fase de aprendizado da cultura, da realidade vivida pelos sertanejos, e por isso reconheço que ainda tenho muito a aprender sobre como trasmitir as verdades da palavra de Deus. Creio que, com o passar dos dias estarei melhor adaptado, e compreendendo melhor a forma de pensar do povo. Não que eu não tenha ouvido sobre o estilo de vida dos sertanejos, ou sobre o como eles pensam, mas tenho percebido que quando estamos no meio deles é que realmente teremos a real dimensão de sua forma de pensar. Nesse aprendizado, posso perceber que são pessoas simples, e também carentes do amor de Deus, mas que valorizam o ser humano.
Além de discipulado que estou ministrando a um jovem senhor, Marcos (apelidado de Calango), estarei iniciando em breve o discipulado com o esposo da irmã Corrinha, Edinaldo, pelos quais peço oração.
Estou também ministrando aulas de teclado para quatro irmãos aqui da igreja em Lastro. Muitos não tem noção alguma de música, e uma das minhas alunas é extremamente fechada (Eduarda, 9 anos), o que dificulta o processo de ensino. Peço que os irmãos me ajudem em oração, para que o Senhor me dê sabedoria e graça na ministração, bem como o Senhor revista cada um dos alunos de sabedoria e esforço para o aprendizado. Em Dezembro desejamos fazer um recital de música com alunos de teclado e violão, peço que orem neste sentido também. Estamos orando a Deus pedindo que prepare doações de violões e teclados para os alunos, pois desejamos dar um instrumento a cada aluno. Peço que os irmãos nos ajudem em oração neste sentido também.
Além destes alvos, peço aos irmãos que orem em favor do povo em Lastro, pedindo que o Senhor abra o entendimento deles para a compreensão real do significado da obra redentora de Cristo. Também que o Senhor revista-me de capacidade para trasmitir a palavra de Deus, conforme Cristo ensinou: de forma compreensível ao povo.
Grato desde já por vossa atenção é que me dispeço.
JUNTOS, na causa do Mestre,

Nenhum comentário: